Glicerol. Para que ele serve?

Ele não é um ingrediente exclusivamente utilizado na produção de materiais explosivos. Ele também é usado em cosméticos como substância higroscópica. Ele oferece várias propriedades importantes para a pele e a maioria das empresas de cosméticos o utiliza para fazer produtos de cuidado pessoal. Qual é o efeito do glicerol?

Glicerol é um subproduto do processo de produção de sabonete. Ele é espesso, incolor e inodoro, tendo sabor doce. Ele dissolve bem em água e álcool. Devido ao método de extração, nós o dividimos em glicerol natural e sintético. O glicerol natural é feito de gordura vegetal ou animal. Óleos de palma e de coco são os mais utilizados. O glicerol sintético vem do propileno – derivado de petróleo. O glicerol utilizado na indústria cosmética é produzido de substâncias artificiais ou gorduras animais. Ele não tem muita influência no organismo humano. Porém, se sua pele for muito sensível, escolha produtos que incluam “glicerina vegetal”. Lembre-se que os fabricantes não são obrigados a fornecer informações na embalagem sobre o método de produção da glicerina que eles utilizaram.

cuidado-com-a-pele.jpg

Quais são as propriedades cosméticas da glicerina? Devido ao custo baixo, ela é normalmente utilizada na produção de produtos de cuidado pessoal. Ela absorve bem a água, portanto fornece hidratação profunda da pele. Ela alivia irritações e acalma a pele ressecada. Ela melhora a fórmula dos cosméticos e, ao mesmo tempo, torna a aplicação e absorção deles mais fácil. O glicerol é utilizado em muitos produtos. Por exemplo, hidratantes, loções para mãos e pés, produtos para pele madura, cremes de proteção para o inverno, cosméticos para o cabelo.

O glicerol tem uma grande variedade de usos. Podemos acrescentá-lo a produtos caseiros e utilizá-lo como base para fazer uma maquiagem nos olhos. Será tão eficaz quanto um hidratante para o cabelo. O glicerol causa irritação? Às vezes, ele pode causar uma reação alérgica na forma de uma erupção da pele. Para evitar tais situações desagradáveis, escolha produtos com até 15% de concentração de glicerol. Usando esses produtos, você terá certeza de que estará cuidando da pele do seu corpo ou rosto de maneira apropriada.