Rejuvenescer gorduras? Qual é a origem do gênio dos óleos naturais?

Muito tem sido dito sobre os extraordinários efeitos rejuvenescedores dos óleos naturais. Estes óleos incluem azeite de oliva, óleo de abacate, óleo de coco e óleo de jojoba, entre muitos outros. Por que alguns óleos naturais têm tais propriedades curativas? É algo que está além do entendimento científico humano? A resposta está nas suas simples gorduras e ácidos graxos!

O que são ácidos graxos?

Os ácidos graxos são substâncias compostas formadas por cadeias lineares de carbono e hidrogênio, e estão presentes em todos os óleos e gorduras naturais. Existem dois tipos principais de ácidos graxos: saturados e insaturados. Os ácidos graxos saturados, encontrados principalmente nos óleos de coco e palmiste, são mais estáveis que os insaturados. Isso os torna menos propensos a reações químicas e rancificação. Eles também são ricos em calorias.

Os ácidos graxos insaturados, por outro lado, são constituídos por uma ou mais ligações duplas, o que torna mais suscetível à oxidação. Eles são geralmente menos calóricos que os saturados. Estes ácidos graxos são encontrados em óleos como o de oliva, de gergelim, de abacate e de canola. Outra descoberta importante foi a presença de ácidos graxos trans nos óleos hidrogenados.

Ácidos graxos Ômega 3-6-9

Uma das principais qualidades dos ácidos graxos ômega é o seu equilíbrio entre os ácidos graxos essenciais, como o ômega 3 e 6. Estes ácidos graxos não podem ser produzidos pelo corpo humano e, portanto, devem ser adquiridos através da dieta ou suplementação. São essenciais para uma saúde ótima, sendo encontrados principalmente em peixes, algumas sementes e óleos de plantas. Os ácidos graxos ômega 3-6-9 ajudam a prevenir vários problemas de saúde, incluindo problemas cardíacos, diabetes, artrite e até problemas de pele.

Os óleos naturais e sua composição

Os óleos naturais são formados principalmente por ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados. Os monoinsaturados têm uma única ligação dupla na estrutura molecular, enquanto os poliinsaturados têm duas ou mais ligações duplas. Estas ligações duplas são responsáveis ​​pela maior estabilidade dos óleos naturais e suas propriedades antioxidantes. Existem ainda óleos que contêm aminoácidos, ácidos graxos ômega 3-6-9 e vitaminas, como a vitamina E, que também desempenham um papel importante na saúde humana.

Gorduras boas para a saúde

Muitas das gorduras encontradas nos óleos naturais são classificadas como gorduras boas para a saúde. Isso significa que elas não são tão nocivas para o organismo e podem, na verdade, ajudar a melhorar a saúde. Por exemplo, o óleo de abacate é rico em ácidos graxos monoinsaturados, que ajudam a reduzir o nível de colesterol no sangue. Os ácidos graxos ômega 3-6-9, por sua vez, são eficazes na prevenção de doenças cardiovasculares e no tratamento de alguns problemas de pele, como acne.

Conclusão

Em suma, os óleos naturais são muito mais do que simples gorduras: eles contêm propriedades medicinais e alguns podem ser usados para tratar e prevenir várias doenças. Os óleos naturais são riquíssimos em ácidos graxos insaturados, ácidos graxos ômega 3-6-9 e outras substâncias benéficas. Por isso, os óleos naturais são tão ricos em benefícios para a saúde e para a beleza!