Pernas doloridas e cansadas? Tratamentos e exercícios relaxantes.

Um estilo de vida sedentário e falta de exercício físico ao ar livre, utilizar sapatos de salto alto… No final do dia, suas pernas podem ficar cansadas e doloridas. Veja que tipo de tratamentos e exercícios podem trazer um grande alívio para as suas pernas.

As causas da dor e cansaço podem ser muitas. Entre as mais frequentes estão os sapatos inadequados. Isso se aplica especialmente a mulheres que usam sapatos de salto alto, mesmo em dias quentes de verão. Problemas nos rins e no sistema cardiovascular também podem causar inchaços, veias varicosas e pernas inchadas. O problema com as pernas frequentemente acontece no verão, quando devido às altas temperaturas, nossas veias se expandem e o sangue fica nas partes inferiores do corpo. Esses sintomas causam ainda mais desconforto, especialmente se nos forçamos a fazer um esforço físico imediato. Como resultado, nossos músculos e pés ficam doloridos ou inchados, e calos e bolhas aparecem.

O que você deve fazer quando estiver com as pernas doloridas?

A forma mais eficaz de lidar com isso é elevar as pernas. Elas devem ficar mais altas que sua cabeça. Coloque-as no descanso de braço do sofá. O sangue nas partes inferiores do seu corpo vai circular melhor, os inchaços desaparecerão e suas pernas vão parar de doer. O inchaço e o cansaço podem ser eliminados com um banho frio. A água fria melhora sua circulação sanguínea e trará alívio e relaxamento. Também vale a pena molhar suas pernas, intercalando com água morna e fria. Para melhores resultados, você pode acrescentar uma pitada de sal de cozinha, algumas gotas de óleo essencial ou um pouco de suco de frutas cítricas na água. Cosméticos refrescantes também trazem alívio para as pernas cansadas. Seu principal ingrediente é o mentol, que refresca a pele e alivia pernas e pés doloridos. Compressas geladas também são recomendadas para inchaços. Coloque alguns cubos de gelo em uma bolsa ou envolva-os com um pano e faça uma massagem nas pernas, começando desde os pés até os joelhos e coxas.

Que tipo de exercícios podem nos ajudar a relaxar e esquecer das pernas inchadas?  Faça o tão chamado exercício de pedalar. Deite com as costas para baixo e finja que está pedalando uma bicicleta. Pedale com as pernas dobradas. Depois, faça movimentos circulares com as pernas retas para a esquerda e então para a direita. Alguns agachamentos e caminhada na ponta dos pés ou nos calcanhares também pode ajudar a aliviar a dor nas suas pernas.

Como cuidar das suas pernas nos dias quentes de verão?  Tomar um banho frio ou quente pode fazer uma grande diferença. Quando estiver no trabalho, faça alguns exercícios, melhorando a sua circulação sanguínea. Faça alguns movimentos circulares com seus pés sob a mesa ou dê alguns passos. Não se equeça de levar um creme relaxante para inchaços com extratos de castanha-da-índia ou arnica. A cada três dias, faça um peeling nos pés. Dessa forma, você poderá esfoliar suas células mortas da epiderme e relaxar suas pernas.