Cosméticos a prova d’água – O que eles são e como utilizá-los?

A maquiagem a prova d’água é uma solução brilhante para o verão. Por quê? Porque a maquiagem fica no lugar, mesmo sob a influência do calor ou após nadar no mar. Conheça todos os cosméticos a prova d’água e veja como utilizá-los corretamente.

A composição dos cosméticos a prova d’água difere significativamente dos ingredientes dos produtos clássicos. Os cosméticos básicos são produzidos a base de água. Cosméticos a prova d’água têm outras substâncias, que são responsáveis por sua durabilidade. Elas são normalmente ceras vegetais, silicones, óleos minerais, parafina, polímeros naturais. Substâncias como essas protegem a maquiagem da água, altas temperaturas, suor e lágrimas. Elas também garantem uma aplicação fácil. Além disso, esses ingredientes fornecem propriedades nutritivas.

a-prova-d-aacute-gua.jpg

Para que os cosméticos a prova d’água tenham essas propriedades, substâncias voláteis são as responsáveis. Após a aplicação da maquiagem, elas evaporam, deixando pigmento puro. É por isso que os produtos resistentes a água mantém sua durabilidade apenas por alguns meses. Lembre-se de fechar a embalagem após cada uso para impedir que o ar e outras impurezas entrem no cosmético e para minimizar o risco de ressecamento.

Nas lojas, você vai encontrar cosméticos com rótulos de “a prova d’água” ou “resistente a água”. O primeiro está relacionado a produtos resistentes a água e outro a produtos resistentes ao suor, lágrimas e umidade. Cosméticos a prova d’água populares são muitos: rímel, delineador, sombras, batons, brilhos labiais, bases e pós.

A maquiagem a prova d’água deve ser removida com removedores dedicados a isso. Esses produtos normalmente têm consistência espessa e são feitos a base de óleo. Durante a remoção da maquiagem, lembre-se de não esfregar com força demais a pele do rosto ou das pálpebras para evitar irritações. Cosméticos a prova d’água não devem ser utilizados por pessoas com pele sensível ou com tendência para alergias.