Elementos e Minerais – O que pode ser encontrado no seu cosmético?

Você sabia que seu creme contém a maioria dos elementos e minerais da tabela periódica? Ouro, zinco, magnésio, silicone e muitos mais. Todos eles cuidam da pele, mas de qual deles você precisa mais? Vejamos que propriedades têm ingredientes escondidos nos seus cosméticos.

Silicone, zinco, magnésio, ouro e prata são elementos, que são os mais comumente utilizados adicionalmente em cosméticos condicionadores. Que propriedades eles têm? Silicone é responsável pela produção de colágeno, fortalece as paredes dos vasos sanguíneos e acelera a cicatrização de feridas e irritações. Silicone utilizado como um ingrediente em cosméticos é obtido de plantas, como a cavalinha, urtiga e dente-de-leão. O silicone é utiliado em produtos para fortalecimento do cabelo e das unhas, em cosméticos anticaspa, cremes para o rosto tonificantes e produtos dedicados para o condicionamento da pele com rosácea e pele com tendência a irritações. Além disso, ele regula o trabalho das glândulas sebáceas, minimiza inflamações e acne.

elementos-e-minerais.jpg

Outros elementos também são extremamente importantes para o funcionamento da pele, assim como de todo o corpo.O zinco tem propriedades antibacterianas, purificantes e firmadoras. Ele limita a secreção de sebo, reduz a acne e melhora a condição dos cabelos e unha. Este elemento também é um ingrediente de cosméticos dedicados ao cuidado com a pele dos bebês e pessoas com eczema atópico. O zinco é um antioxidante, que auxilia na síntese de colágeno e deixa a pele elástica. O que é interessante é que ele também é um filtro solar natural e mineral.

O magnésio é outro elemento normalmente utilizado nos cosméticos. Ele está presente na natureza e nos nossos organismos. Ele é muito importante para o funcionamento apropriado do sistema nervoso e no metabolismo da proteína, gorduras e carboidratos. Ele também é responsável pela condução de impulsos elétricos entre as células nervosas e os músculos. O magnésio é difícil de ser suplementado porque nem todos os suplementos alimentares que o contém são absorvidos da mesma maneira. Através do estresse, grandes quantidades de café, chá e álcool, o magnésio é eliminado do organismo. Como um ingrediente cosmético, ele protege a pele dos radicais livres e rugas.

Os ingredientes mais luxuosos são ouro e prata. Não é difícil descobrir que o preço desses produtos contendo esses elementos seja bem alto. A prata e o ouro têm propriedades antibacterianas e oxigenadoras. Eles melhoram o metabolismo intracelular, nutrem a epiderme, suavizam pequenas rugas e auxiliam na eliminação da acne. Na cirurgia plástica, fios de ouro são utilizados, que deixam o rosto mais oval e tonificam a pele.